sexta-feira, 20 de maio de 2011

Cacique e Pajé (1978)




Pela primeira vez, o disco registra duas vozes indígenas surgidas da Tribo Caiapós, da região de Rondonópolis, Estado de Mato Grosso. Trata-se de Cacique e Pajé.
Cacique, foi criado por Francisco Borges de Alvarenga e Joana Geraldina de Oliveira, que adotaram-no dando-lhe o nome de Antonio Borges de Alvarenga, conforme assentamento feito no Registro Civil de Junqueiram Estado de São Paulo, em 1954, em cujo documento consta como nascido em 25/03/1935, porém, o correto é impossível saber.
Pajé, seu irmão de sangue foi criado por Antonio Pereira Paiva e Cecilia Verddoot, que lhe deram o nome de Roque Pereira Paiva. Foi registrado na cidade de Bofete, Estrado de São Paulo, dando como data de nascimento 22/08/1936.
Desde pequenos conviveram com a música sertaneja não só na família mas também participando das festanças que se realizam nos meios rurais. Aprenderam tocar viola e violão, respectivamente, e são considerados pelos cultores do catira como dos mais autênticos sapateadores dessa dança folclórica, e é um dos pontos altos das suas apresentações ao vivo nos shows que realizam pelo interior a fora.
Para melhor identificação de suas origens apresentam-se vestidos com indumentária típica da tribo dos Caiapós e fazem questão de frizar que não se trata de nenhuma mestificação, pois, antes de tudo é uma homenagem que prestam ao índio brasileiro.
Com esta descoberta da "Chantecler", a música sertaneja ganha uma dupla mais autêntica dentro do gênero, principalmente pela originalidade das suas vozes, estilos e maneira de criar o repertório,.
Apenas para situar a dupla dentro daquilo que chamamos escola musical, ela lembra o saudoso Zé Carreiro, um verdadeiro mestre que fez tantos nomes que hoje formam no cenário artístico brasileiro.
Agora deixem que a dupla fale através da sua música e de sua arte.

LADO A:

1. PESCADOR E CATIREIRO - (Cacique - Carreirinho) Corta Jaca
2. NÃO ME FALE DE AMOR - (Tião do Carro) Valsa
3. RABICHO - (Cacique) Chibata
4. TUA DECISÃO (Cacique - Valter Oliveira de Souza) Lundum
5. O MILAGRE DO BATISMO (Cacique - Tião do Carro) Moda de viola
6. TROCADILHO SERTANEJO (Cacique - Antonio Correia de Santana) Chibata

LADO B:

1. POVO DE GOIÁS (Cacique) Cururú
2. REVIVENDO MATO GROSSO (Cacique - Tinoco) Rasqueado
3 CIUMENTO (Tião do Carro - Roberto Nunes) Balanço
4. VIDA DE CABOCLO (Zé Carreiro - Pedrão) Cururú
5. RAPAZ DE GOSTO (Cacique - Pajé) Moda de Viola
6. O GRÁ FINO E O BOIADERO (Tião do Carro) Cururú

Um comentário: