quarta-feira, 22 de junho de 2011

Índio Cachoeira e Cuitelinho

José Pereira de Souza (Índio Cachoeira) nasceu em Junqueirópolis (SP), divisa com mato Grosso. Aos oito anos de idade teve contato com a viola ouvindo um velho violeiro da região; sua mãe não gostava que ele ficasse nas rodas de viola e folias de reis, mas ele fugia de casa para ouvir de perto os ponteados.

Aos 17 anos começou sua vida profissional tocando tocando nas rádios locais já com o nome de Índio Cachoeira.

Formou sua primeira dupla com Tião do Gado, hoje Carreiro da dupla Carreiro e Carreirinho. Em 1995 tornou-se o Pajé da tradicional dupla Cacique e Pajé, onde atuou por cinco anos e gravou 5 CDs.

Índio Cachoeira é um virtuoso da viola. Trabalhou muito em estúdios gravando com Rodrigo Matos (seu aluno mais ilustre), Ronaldo Viola e inúmeras duplas que, de tantas seções, ele nem se recorda de todos os discos que gravou. Além de compor, tocar e cantar, seguindo a tradição dos velhos violeiros, Cachoeira é luthier, sua marca é Canaã. Fabrica sua própria viola e violas de dez e quinze cordas, rabeca, violão e harpas. É um artesão de sons.

http://cachoeira.brinkster.net/

Texto do site do Índio Cachoeira aonde é possivel saber mais sobre o violeiro, seus trabalhos e apresentações. Os videos da ilustre dupla foram gravados numa oficina de luthieria no Sesc Ipiranga no qual o violeiro explica o projeto e as manhas de como ele faz a sua viola caracterizada pelo modelo próprio de marchetaria e a construção elaborada e singular.

Vaqueiro do norte
(Tião Carreiro e Pardinho)



Rei dos Canoeiros
(Zé Carreiro e Vieirinha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário