segunda-feira, 27 de junho de 2011

Tião Carreiro e Carreirinho - Meu Carro é Minha Viola


Tião Carreiro e Carreirinho
Meu Carro é Minha Viola (857382180-2) - Warner Music (1962)

01) O Beijo - TANGO (Carreirinho)
02) Adeus São Paulo - PAGODE (Tião Carreiro - Carreirinho)
03) Boi Cigano - MODA DE VIOLA (Tião Carreiro - P. Carreiro)
04) Coração Do Brasil - MODA CAMPEIRA (Carreirinho)
05) Viva Quem Ama - CURURÚ (Carreirinho)
06) Triste Caminho - CANÇÃO RANCHEIRA (Tião Carreiro)
07) Remorso - TOADA CANÇÃO (Carreirinho)
08) Terra Roxa - MODA DE VIOLA (Teddy Vieira) Com Tião Carreiro e Pardinho
09) A Viola e o Violeiro - MODA DE VIOLA (Tião Carreiro - Lourival Dos Santos)
10) Minha História - TANGO (Nonô Basílio - Tião Carreiro)
11) Meu Carro é Minha Viola - CURURÚ (Carreirinho - Mozart Novaes)
12) Falsa Ilusão - SAMBA (Pimentel)
13) Saudade De Minha Terra - VALSA (Tião Carreiro - Mário Guido Angeli "Piriquito")
14) Riquezas Do Brasil - BALANCEADO (Tião Carreiro - Zorinho)

Dentre as duplas que prestigiam nossa música regional, destacam os nomes de Tião Carreiro e
Carreirinho, que acabam de gravar este novo disco para a Chantecler.
Tião Carreiro ou José Dias Nunes, (seu nome de batismo), é mineiro de Montes Claros, onde
nasceu a 3 de dezembro de 1924, mas foi criado no estado de São Paulo. Durante alguns anos foi lavrador na fazenda São Paulo. A música sempre foi o seu fraco... Quase todas as noites cantarolava com seus amigos os sucessos populares.
Em 1948, transferiu-se para a cidade de Valparaiso, onde formou a primeira dupla, "Zezinho e
Lenço Verde" e estreou na Rádio Local. No entanto como profissional, aconteceu em Araçatuba.
Em 1954, pode concretizar seu velho sonho, através da oportunidade que lhe ensejou o Sr.
Teddy Vieira, para gravar. Aliás, foi o Sr. Teddy que lhe deu a alcunha de Tião Carreiro. Conhecendo Carreirinho em 1958, surgiu então a nova dupla "Tião Carreiro e Carreirinho".
Adauto Ezequiél (Carreirinho) iniciou sua carreira em 1942, num circo da cidade de Sorocaba.

Nasceu em 15 de Outubro de 1921, no bairro de Oleo, município de Bofête, cidade próxima de Botucatu.Cantou em público pela primeira vez, quando do recebimento de seu diploma no grupo escolar. Ao invés de recitar um Castro Alves ou Casimiro de Abreu, interpretou uma moda de viola de sua própria
autoria.
Em 1946, veio para São Paulo, empregando-se como pedreiro até que surgisse uma oportunidade no rádio. Conseguiu ingressar na Record em 1947 onde atuou durante 10 anos. Em 1958 formou ao lado de Tião Carreiro e para o gáudio dos seus fãs e admiradores, êi-los novamente reunidos neste magnífico disco, interpretando 14 páginas da nossa melhor música regional, quase todas de sua própria autoria.
A fim de atender seus fãs e ouvintes que desejam saber a razão de seus nomes, Carreirinho
fez a moda de viola "MEU CARRO É MINHA VIOLA", que dá título ao disco.

2 comentários: