sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Vieira e Vieirinha - com os guaranis do oeste (1976)



VIEIRA E VIEIRINHA

DANÇANDO CATIRA COM OS GUARANIS DO OESTE - 1976 - CONTINENTAL - LP=1.03.405.200


Mais um LP da dupla Vieira e Vieirinha. Desta vez, contendo somente cateretês e recortados. Pode se dizer que é uma verdadeira aula de palmas e sapateados, e ainda, as tradicionais violas. Os acompanhamentos estiveram a cargo de um grupo de catireiros contratados especialmente para este trabalho. Registro dos mais felizes principalmente pela contribuição no sentido de preservar umpouco das tradições folclóricas, embora não tenha a pretensão de ser um documentário.
O que é cateretê? O que é recortado? Aqui, algums conhecimentos a respeito:
Segundo a opinião corrente, cateretê é dança de origem ameríndia (do tupi: cateram-etê). Couto de Magalhães menciona dança indígena, de caráter religioso, chamada "caateretê" aproveitada por Anchieta na catequese, incluindo-o em diversas festas religiosas (Festa do Divino espírito Santo, São João, Santa Cruz, São Gonçalo e Nossa Senhora da Conceição)
Os indígenas dançavam-no e cantavam textos católicos traduzidos em tupi. O cateretê, apesar de ser conhecido desde o tempo do Brasil Colônia, nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. as primeiras referências, assim mesmo superficiais, à sua coreografia datam do século passado.
De acordo com os trabalhos mais minuciosos, a dança se executa sempre em fileiras que se defrontam e que são formadas por homens e mulheres dispostos alternadamente por homens de um lado e mulheres do outro, ou por homens apenas. O acompanhamento é feito especialmente por violas, geralmente duas. Os violeiros, os únicos que cantam, fazem parte da dança e dirigem a coreografia. Durante o canto dos violeiros, entoado em terças, os dançadores apenas meneiam o corpo, sem sair do lugar. A figuração se desenvolve só com o acompanhamento das violas, sem canto com os seguintes elementos constantes: sapateados e palmas após cada fase do canto; troca de lugares que os figurantes fazem com os seus vis-avis; passeio em círculo que os violeiros fazem seguidos por todos os dançadores ou sozinhos; formação de uma grande roda.
O cateretê apresenta algumas variações. No estado de São Paulo, em zonas diferentes, a mesma dança chama-se "Catira". Como diferenciação podemos dizer: cateretê é a dança propriamente dita, e catira é a função ou a festa, pois na prática uma é sinônimo da outra

RECORTADO - O recortado é ua dança que, embora tendo vida independente, costuma ligar-se ao cateretê como fase conclusiva, ou suceder-se imediatamente a ele. O recortado contrasta nitidamente com o cateretê, pena sua vivacidade e maior movimentação. Quase não há referência sobre sua coreografia. Aparece ora como dança em fileiras opostas, ora como dança de roda, e tambem como dança em fileiras que acabam se resolvendo em roda. A movimentação conhecida do recortado se reduz a: uma série de mudanças dos violeiros que ocupam lugares ora junto a uns, ora junto de outros dançarinos; mudança de lugar que os figurantes fazem com o seus fronteiros. Aproximam-se e recuam rápido as fileiras ou balanceam o corpo e vão para diante e para trás.
A estas características se juntam as palmas e o sapateado. A coreografia se desenvolve com o canto, ou apenas nos seus intervalos.
Embora, como o instrumento acompanhante, a viola seja considerada indispensável, o recortado pode ser acompanhado por outros instrumentos tais como: sanfona, bandolim, violino, etc.
Nas letras predominam as estrofes de seis ou mais versos, em metro curto de quatro, cinco e seis sílabas, o que dá a todos um ar saltitante.
Passando as janelas e as portas; pelas frestas, primeiros raios de Sol penetram onde se realiza o Cateretê (Catira). Esta é a hora do reco a última dança, com a qual todos recordam suas energias para rufar estrondosamente o recortado.
Os Cavalheiros vão trocando de damas rufando os pés intensamente, delirantemente. Chegando a esse ponto, os intrumentos cessam e o recortado acaba.


01 - Sou Carinhoso - Milton José e Vieirinha

02 - Coração de Ouro - Germino e Orlando C. Neto

03 - Gordinha e Pequena - Waldemar e Vieira

04 - No Tempo que eu Namorava - Vieira e Vieirinha

05 - O meu bem me falou - Nego Rodrigues e Vieira

06 - Cabelos Cortados - Antonio Bueno e Moreira

07 - Quatro Coisas - Vieira e Vieirinha

08 - Paulista e Mineiro - Lourival dos Santos e Carlito

09 - Eu Acho Bom - Vieira e E. Carvalho

10 - Tenho Fé - Germino e Vieirinha

11 - Botão de Rosa - Germino e Joaquim Vilas Boas

12 - Pedido a N. S. Aparecida - Carreirinho

4 comentários:

  1. http://www.mediafire.com/?m6viq2g9mr0zaax

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo Blog, limpo, bonito, bons textos (raro de se ver em Blogs do gênero) ótimas postagens e agradável de navegar.

    Adicionamos o seu Blog ao Blogroll Top Link Musical
    www.toplinkmusical.blogspot.com

    Boa Sorte
    Equipe - TLM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Po, Agradeço, o blog andou parado mas pretendo voltar a botar coisas legais aqui, obrigado por ter adicionado

      Excluir